Aprenda Como identificar doenças em porquinhos-da-índia

0 213

Sabe como identificar corretamente doenças em porquinhos-da-índia?

Os porquinhos-da-Índia são bichinhos de estimação muito comuns e muito adorados por imensas pessoas, porém eles são bastante sensíveis e podem adoecer precisando de tratamento com bastante rapidez. No entanto, ao serem presas fáceis, o seu instinto natural é simular doenças para poderem sobreviver.

Os donos deste tipo de bichinho de estimação deverá seguir estes sinais de doença e saberá identificar o problema:

1º- Perda de apetite é um importante sinal de doença. Esteja seguro de dar consideração especial à dieta do porquinho-da-índia. Os porquinhos adoram a sua refeição, e quando não comerem seu regalo favorito ou sua ração regular, as chances são muito grandes de que alguma coisa esteja errada. Haverá dias em que seu porquinho-da-índia de estimação não vão comer tanto quanto em outros dias, mas uma perda de apetite observável por mais de um dia ou algo assim deveria servir de alerta. Tenha certeza também de estar dando ao seu bichinho o tipo correto de ração para porquinho-da-índia.

2º- Mudanças nos hábitos de evacuação podem ser um outro sinal de doença. O dono deve verificar o fundo da gaiola para ver se há diarréia na gaiola ou no pelo do animal. As pelotas fecais devem ser firmes e bem formadas. Se parecer haver pelotas fecais úmidas, o animal pode estar constipado e o seu dono deverá ficar de olho na gaiola por algumas horas para ver se mais alguma aparece. Ambos, constipação e diarréia, requerem atenção médica imediata.

3º- O porquinho-da-índia bebe muita água? A desidratação de um porquinho-da-índia é um sinal frequente de doenças nestes bichinhos. Eles poderão parar de beber antes de parar de comer, assim, monitorar o pote de água é sempre uma boa ideia.

4º- Letargia. Os porquinhos-da-índia têm períodos de inatividade durante o dia, mas se o animal parece desinteressado do ambiente ao seu redor, não responde a brincadeiras ou outros estímulos, ou apenas “parece” estar mal, ele pode estar doente. Mantenha o animal em observação e ligue para o veterinário solicitando orientação.

5º- Uma pequena quantidade de muco sai dos olhos é comum, e pode inclusive ser uma alergia. Entretanto, a existência de crostas nos olhos e corrimento nasal são um sinal seguro de infecção respiratória superior, à qual o porquinho-da-índia é predisposto. Provavelmente o animal precisará de tratamento com antibióticos, então é imperativo que receba atenção médica imediata. Estas infecções podem desenvolver rapidamente e se tornarem uma pneumonia.

6º- Caroços. Os porquinhos-da-índia podem desenvolver caroços de gordura inócuos, mas também são propensos a tumores linfáticos. Assim como nos humanos, caroços por baixo do queixo, atrás das pernas ou na região da virilha são sempre preocupantes. Um veterinário terá de aspirar os caroços com uma agulha, para descobrir se são benignos ou malignos. Os caroços benignos nos porquinhos-da-índia geralmente podem ser deixados como estão, a menos que se estejam a tornar maiores.

Agora já sabe como identificar os problemas de saúde ou doenças nos porquinhos-da-India.

You might also like