Como eliminar manchas em tapetes e carpetes

Aprenda como como remover manchas diversas em tapetes ou carpetes

0 50

Um descuido acontece e uma mancha aparece, é hora de ver como eliminar manchas em tapetes e carpetes!

As manchas de substâncias liquidas em tecidos e fibras são  as piores e ao mesmo tempo as mais comuns. Os líquidos são absorvidos muito rapidamente pelas fibras dos tapetes e carpetes sendo na maioria dos casos muito complicadas de remover se não atuar de imediato. Por isso, procure agir rapidamente, para que a mancha não se fixe neles.

Vamos apresentar aqui algumas dicas para remover manchas dos tapetes de forma mais fácil, depois de aplicar o tratamento que indicamos para cada tipo de mancha, escove o tapete e deixe secar:

– Manchas de Chá: enxuge o excesso e aplique bicarbonato de sódio. No caso de chá com leite, use champô para carpete e quando secar aplique um removedor de manchas em spray.

– Manchas de Café: absorva o líquido com papel-toalha e dilua a mancha com água morna.

– Manchas de Cerveja: para manchas recentes, siga o mesmo procedimento acima. Manchas antigas podem ser removidas passando cuidadosamente uma esponja com álcool.

– Manchas de Vinhos e licores: dilua a mancha com água morna e enxugue. Aplique champô para carpetes e trate o resíduos com removedor de manchas.

– Manchas de Café com leite e achocolatados: passe uma esponja com água morna. Em seguida, aplique champô para carpetes. Quando secar, use um removedor de manchas.

– Manchas de óleo – para uma mancha de óleo, aplique talco em pó no local atingido, para que absorva. Deixe agir por um dia e depois lave como de costume.

– Manchas de sangue – A água oxigenada e o bicarbonato de sódio podem ser ótimos aliados para remover manchas de sangue de um tapete ou carpete. No caso da água oxigenada, basta aplicar um pouco na região afetada, deixe depois repousar por meia hora e depois lave a roupa como habitualmente. Já o bicarbonato deve ser misturado com um pouco de água, até que se forme uma pasta. Depois, é só aplicar sobre a mancha de sangue, deixar secar e, quando estiver seco, remover com uma escova.

– Manchas de tinta de caneta esferográfica – Aplique um pouco de álcool sobre a mancha e esfregue com um pano absorvente ou algodão, isso isso vai remover o excesso da tinta. Caso não tenha álcool pode usar acetona. Depois lave a superfície manchada com detergente neutro ou sabonete.  Repita este procedimento quantas vezes forem necessárias para que a mancha desapareça por completo.

– Manchas de gordura – Para este tipo de manchas coloque um papel absorvente por baixo da mancha e passe com o ferro de engomar bem quente, isso irá diluir a gordura e sair para o papel absorvente. Também pode aplicar talco sem cheiro diretamente na mancha e depois de algumas horas retirar o produto com uma escova. Se a mancha não sair com a aplicação do talco, derrame água quente sobre o local e lave normalmente.

– Manchas de Tinta a óleo – As manchas de tinta a óleo são bastante fortes, geralmente elas só saem usando solvente ou aguarrás, gasolina ou benzina.

– Manchas de Ovo – Este é um tipo de mancha requer especial atenção para remover. Antes de lavar, use uma pasta feita com sal e gotinhas de água sobre o local afetado. Depois disso lave com água fria. Não use água quente, pois ela faz com que a mancha fique ainda mais acentuada.

Agora já sabe como remover manchas em tapetes e carpetes, provocadas por diversos tipos de líquidos.

You might also like