Como evitar que o seu cão ou gato sofra de obesidade

0 53

Nota que o seu animal de estimação está cada vez mais gordinho e acha que isso é sinal de saúde?

Fique já a saber que isso é um pensamento comum mas muito errado. Cada vez mais aumentam os casos de animais com problemas de obesidade e isso não é bom para a saúde deles.

Infelizmente é muito comum que os cães e gatos sofram com esse problema, mas os cães ainda são os que sofrem mais. Afinal, passam muito tempo por perto dos donos e acabam por ingerir comidas erradas e fazer muito menos exercício do que seria o ideal.

Recomendamos que quando desconfiar que o seu animal de estimação está com excesso de gordura, procure a ajuda de um veterinário. Ele é o profissional mais adequado para aconselhar uma mudança nos hábitos alimentares do seu amigo.

Basta passar a utilizar rações diet, estimulá-lo a caminhar e, em último caso, usar remédio para tratar a ansiedade. A reversão deste quadro depende muito da resposta do animal e da colaboração do dono na resolução do problema.

Um dos segredos é optar pelas boas rações:

A melhor forma de prevenir a obesidade do animal é não dando a ele restos de comida. Elas não são apropriadas ao metabolismo dos animais e trazem prejuízos. A melhor alimentação é a ração de boa qualidade, ou seja, a que tem proteínas, vitaminas e minerais balanceados. A quantidade deve variar de acordo com a raça e o tamanho do animal.

Além disso, é preciso estar atenta ao número de vezes ao dia que o seu bichinho deve ser alimentado. Um filhote de cão até o quarto mês de idade deve fazer cinco refeições ao dia. Já com cinco meses, três vezes ao dia e, a partir dos seis meses, basicamente duas vezes.

A variedade de rações encontrada no mercado hoje em dia, é uma grande aliada quando o assunto é garantir a boa alimentação do animal. Existem as específicas para cada fase da vida do bicho. Por exemplo: rações para o desmame, para o período de crescimento, para a idade adulta e até para os idosos, sem contar a diversidade de sabores (como carne, frango etc). Também podem ser encontradas rações para animais obesos, que são dietéticas.

Dicas para manter seu animal em forma. Veja o que fazer para ajudar seu bichinho a perder peso:

  • Leve-o para passear com freqüência e o incentive a correr.
    Quando estiver em casa, estimule-o a brincar, jogando bolinha, por exemplo, ou chamando-o para que ele se movimente alguns minutos.
  • Não dê a ele restos de comidas, bolachas, pães e guloseimas.
  • Não dê ração à vontade, para que ele aprenda a comer na medida e nos intervalos corretos. Assim você economiza ração, pois ele consome tudo de uma vez, não deixando que ela se estrague ao ar livre.
  • Esteja atenta à aparência do seu bichinho. Se perceber que ele está gordinho, procure orientação de um veterinário.

Atenção para as raças de cães que tem mais tendência a engordar, são elas:

Cocker
Beagle
Basset
Labrador

You might also like