Como monitorar e medir o uso de banda da Internet

0 360

medir o uso de banda da Internet

Sabe como  monitorar e/ou medir o uso de banda da Internet?

Embora muitos provedores de internet (ISP’s) possuam limites de largura de banda muito elevados, o volume de dados atual consumido com a navegação na internet, principalmente em redes sociais e youtube, é possível acontecer que ultrapassemos esses limites, sendo por isso útil medir o uso de banda da Internet. Também pode acontecer se gastar uma grande quantidade de tempo fazendo download de arquivos de grupos de notícias ou programas de compartilhamento P2P. Determinar o uso da banda da sua Internet é por isso importante, para garantir que você não está em perigo de exceder os limites e ter que pagar o excesso de consumo adicional, que muitas vezes é bastante caro, dependendo do provedor de serviço.

Use as seguintes dicas para medir e manter controlado o consumo da largura de banda da sua internet.

Medir o uso de banda da Internet através do Windows:

  1. Pressione simultâneamente as teclas “Ctrl”, “Alt” e “Del” quando estiver baixando um arquivo.
  2. Selecione depois a opção “Gerenciador de tarefas”.
  3. Ao clicar na aba “Rede” irá ver uma tela que demonstra gráficos com o consumo real da banda larga. No entanto, este método não serve para armazenar informações a longo prazo.

Medir o uso de banda da Internet a longo prazo com o FreeMeter:

  1. Entre na página de downloads do programa FreeMeter. Descarregue e instale o programa no seu computador.
  2. Depois de instalado abra o “RunMeter.exe” para rodar o aplicativo e deixe a funcionar enquanto estiver utilizando a Internet.
  3. Para ver os consumos de largura de banda clique com o botão direito do rato sobre o ícone do FreeMeter na barra de tarefas e em seguida abra a secção “Utilities” (Utilitários) e “Total Log” (Registro geral). Para reiniciar o contador clique no botão “Reset” na mesma página do programa.

Use estas dicas para medir o uso de banda da Internet e evitar surpresas.

You might also like