Como prevenir e eliminar o mau hálito do cachorro ou cão

0 226

De repente o seu cão bocejou no quintal e você sentiu o mau cheiro do outro lado da rua? Ai ai ai, ninguém merece…

O mau hálito é um problema bastante comum nos cachorros, certamente muitas pessoas que tem cães já perceberam isso e procuram uma solução para diminuir ou eliminar o mau cheiro que provém da boca das suas mascotes.

Vamos aqui dar algumas indicações e dicas para resolver o problema do mau hálito do seu cachorro.

Primeiro que tudo o que é o mau hálito?
O mau hálito na esmagadora maioria das situações deve-se ao tártaro, este problema surge quando a placa bacteriana fica pegada nos dentes do cachorro. O tártaro é constituído por restos de alimentos, saliva e células mortas da boca do animal. Tem geralmente uma coloração bastante escura ou amarelada.

Quais são os sintomas de mau hálito no cão?
Além do dito “bafo de onça” que é um sintoma que se nota bem, também a gengiva do animal fica vermelha e por vezes um pouco inchada. Por isso, até pode ocorrer em determinados casos que possa sangrar com muita facilidade.

Quais são as consequências do Tártaro para o animal?
A realidade é que se não for removido pelo dono ou por um veterinário, o tártaro pode-se espalhar e comprometer a estrutura do dente, destruindo ossos e ligamentos do animal. Nesse estado avançado, há risco de as bactérias irem para o sangue e contaminarem órgãos vitais do seu cão. Isso pode causar doenças como nefrite (inflamação nos rins), infecção pulmonar e endocardite bacteriana (um problema muito sério no coração).

Prevenir em vez de remediar!
Use produtos anti-tártaro. Existe no mercado muita variedade como rações, “ossinhos” e biscoitos com hexametafosfato, que dificulta a transformação da placa em tártaro. Outra opção pode ser adicionar à água do cão um produto à base de xilitol, que impede a formação do tártaro. Mas atenção, não exagere na dose e siga sempre as instruções do fabricante para não correr qualquer risco para o cão.

Dê ao seu cão brinquedos macios
Eles vão ajudar a estimular as glândulas salivares do seu cachorro consequentemente a limpar os dentes. Cordas grossas com nós são ideais: ao roer nelas os fios ajudam muito a remover a placa bacteriana.

Mantenha o seu pet saudável
É fundamental apostar na prevenção, no caso de diversos problemas de saúde e também contra o tártaro, a melhor prevenção é uma boa defesa do organismo. Procure dar ao seu cachorro rações balanceadas, vacinas e vermífugos de boa qualidade. Além disso, passeie com o seu animal, para espantar a rotina.

Não dê ao seu cão da sua comida
Os ossos de vaca são muito duros e em vez de ajudar ainda podem piorar o problema. E é muito importante que  jamais dê ossos de galinha ao seu cão: eles esmagam esses ossos e ao serem esmagados os ossos ganham pontas que, se ingeridas, podem perfurar o intestino

Escove os dentes do seu cachorro
Os animais podem acostumar-se à escovagem dos dentes após a refeição se ela for feita com carinho ou como uma brincadeira. Se o seu cão não está acostumado, durante uma semana acaricie o focinho dele. Na semana seguinte, enrole uma gaze no dedo e coloque-a na boca do bicho, falando calmamente com ele. Depois, tente escovar os dentes com uma dedeira ou escova dental veterinária.

You might also like