Atenção! Muito cuidado ao tirar fotos aos bebés para que não aconteça o que sofreu este bebé…

0 18

É muito comum fotografarmos o que quer que seja, tirar selfies é uma moda e, no que respeita à maternidade, o mais normal actualmente é fotografarem-se os bebés quase mal acabam de nascer, já para não falar de partilharem as suas fotografias de imediato nas redes sociais. Na China a prática não correu bem uma vez que um bebé, de apenas 3 meses, ficou cego após ser fotografado com o flash demasiado perto dos seus olhos. Infelizmente o bebé ficou permanentemente cego do olho direito e com visão reduzida no olho esquerdo. Tudo aconteceu porque um amigo da família se esqueceu de desligar o flash quando fotografou a criança. A notícia foi avançada pelo Daily Mail, onde se pode ler que os danos são irreparáveis, não sendo de todo possível repará-los através de cirurgia.

imagen

A luz forte do flash danificou a macula, que é a parte do olho onde se focam os raios de luz que recebem. O dano da macula pode derivar em perda de visão central, a qual permite ao ser humano ve de frente. Esta parte do olho não está completamente desenvolvida nos bebés, geralmente só se completa o seu desenvolvimento cerca dos 4 anos de idade, o que provoca que os bebés sejam muito mais sensíveis à luz forte. Os especialistas afirmam que apesar dos bebés fecharem os olhos como reacção à luz, apenas uns milisegundos de exposição a esta luz extrema como a de um flash, podem causar danos irreparáveis aos seus olhos frágeis.

Por se encontrarem em fase de desenvolvimento, todos os cuidados a ter com os mais pequenos são poucos. Tal como aconteceu com este bebé chinês, o flash pode causar danos fatais nas células da mácula, o que provoca a perda de visão central.

Quanto ao amigo da família, ainda não se sabe se terá alguma consequência legal devido ao incidente.

Desta forma deixamos aqui um alerta para que, sempre que fotografem os mais novos, tenham em atenção a todos os detalhes para que se previnam situações trágicas como esta.

You might also like