Recuperar dados disco apagados deletados

0 277

Como recuperar dados disco que foram apagados ou se o disco se encontra danificado?

recuperar dados disco

Recuperar dados disco apagados:

Certamente todos nós já eliminámos ficheiros sem querer e ficamos em choque pelo medo de os perder. Quer tenha sido por largá-los acidentalmente na pasta de Reciclagem, ou premindo Eliminar em vez de Guardar ou eliminado de qualquer outra forma acidental, acredito que todos nós passámos por essa terrível experiência de ter perdido trabalho. Ou em casos ainda piores, a experiência traumática de uma falha grave no disco rígido que não permite o arranque do mesmo.

Na verdade, só muito raramente os ficheiros ficam efetivamente perdidos para sempre. E mesmo que aconteça algo que possa ser considerado catastrófico (por exemplo, que o disco rígido fique irremediavelmente danificado), existem profissionais especializados que se dedicam a recuperar esses dados, fazendo verdadeiros milagres. O problema é que na maioria dos casos é uma operação bastante dispendiosa, sendo muitas vezes evitada por esse motivo.


Vamos dar algumas dicas de procedimentos que pode seguir para tentar você mesmo recuperar dados disco e aceder a dados perdidos, quer eles tenham sido eliminados, quer tenha ocorrido uma falha no sistema do Windows ou ainda quando nem está a conseguir aceder ao disco rígido.

É também importante salientar que este tipo de pesadelo pode ser evitado ou pelo menos minimizado caso efectue cópias de segurança dos ficheiros importantes regularmente.

Seguem alguns softwares / aplicações que podem usar para ajudar a recuperar dados disco que foram apagados:

Undelete 360

É uma das melhores aplicações para ajudar a recuperar fotos ou outros ficheiros apagados por acidente do nosso computador. É um dos mais eficazes e rápidos que permitem recuperar dados disco perdidos devido às mais diversas situações. Este software permite recuperar ficheiros apagados no nosso sistema, mas também em Pen’s e em Discos USB ou cartões de memória de máquinas.

 

GetDataBack

O GetDataBack é bastante bom também, ele é capaz de recuperar dados do seu disco duro que foram apagados por acidente, perdidos ou corrompidos. É uma ferramenta que garante um bom índice de recuperação de dados, sendo bastante rápida na sua acção de recuperação.

 

Scalpel

Esta é outra ferramenta muito poderosa para sistemas operativos Linux, ele consegue recuperar ficheiros que foram apagados acidentalmente caso seja feita a recuperação em pouco tempo antes que sejam escritos outros dados por cima dos apagados.

Recuva

O Recuva é também uma boa aplicação para fazer a recuperação de ficheiros de discos rigidos e discos digitais ou memórias.

Com estas aplicações certamente conseguirá recuperar dados disco que não quer perder.

You might also like